Santana de Parnaíba realiza atividades na Semana de Prevenção a Lerd Dort

Movimentos repetitivos como digitar e dirigir, até mesmo a má postura, resultam geralmente em dores no punho, mãos, ombros, pescoço e na coluna. São decorrentes da sobrecarga do sistema músculo-esquelético.

Para alertar sobre as formas de evitar as doenças ocasionadas por esforços repetitivos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realiza entre os dias 24 a 28, a Semana de Prevenção a Lerd/Dort, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O evento é aberto a todos os trabalhadores. Na ocasião haverá palestras, atividades de massoterapia, ginástica laboral e orientações.

A coordenadora do Cerest, Verena Liberal, ressalta que a iniciativa visa chamar a atenção para alguns cuidados que podem evitar a doença durante a jornada de trabalho – pausas durante as atividades e a pratica de exercícios físicos.

Ela ressalta que o evento marca também a passagem do Dia Internacional de Prevenção a Lerd/Dort, que será comemorado na sexta-feira, dia 28.

A Lerd afeta, principalmente, músculos, nervos e tendões dos membros superiores. Esse distúrbio provoca dor, inflamação, formigamento e pode alterar a capacidade funcional dos movimentos da região comprometida.

O tratamento inclui repouso da área comprometida e o uso de antiinflamatórios. Em alguns casos, recorre-se a aplicação de corticóides, fisioterapia e intervenção cirúrgica.




Deixe seu comentário