Linha regional de trem de passageiros poderá ser implantada para ligar Feira de Santana a Salvador

Uma pesquisa de campo, que será realizada na cidade, possivelmente no mês de março, vai levantar a viabilidade, bem como indicar qual a melhor rota, de uma linha regional de trem de passageiros, que poderá ser implantada, para ligar Feira de Santana a guia Salvador.

No Estado da Bahia já estão sendo feitos estudos para a implantação destas linhas ligando a capital a Alagoinhas e Conceição do Jacuípe. A segunda reunião para debater o assunto foi realizada na manhã de quarta-feira (27). A primeira aconteceu no mês passado. O projeto de interligação ferroviária regional é iniciativa do Governo Federal.

Participaram do encontro o prefeito José Ronaldo de Carvalho mais o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Júnior, e representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ministério dos Transportes e de municípios.

Trataram da assinatura de um convênio que vai viabilizar a realização do estudo. “Feira de Santana está à disposição e vai trabalhar para que esta pesquisa seja realizada no mais curto espaço de tempo”, afirmou o prefeito José Ronaldo. “E tenho a certeza de que o município vai ser incluído neste projeto” .





Ele disse entender que uma linha de trem significa avanço – e não apenas para Feira, mas para toda região. “Tenho a convicção de que a opção do trem, confortável e seguro, vai ser usada por muitas pessoas dos municípios da região”, considerou.

O prefeito argumenta que pela pujança econômica e liderança regional, Feira de Santana deve ser incluída no projeto. “É grande o fluxo de pessoas que diariamente fazem este percurso. Daí a necessidade de uma linha de trem ligando não apenas Feira a Salvador, mais a outras cidades da região”, disse José Ronaldo.

No Estado, a coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Escola na cidade de Feira de Santana Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Ilce Marília Dantas Pinto, que é professora da Ufba e coordenadora estadual do projeto, diz que o trem será moderno e rápido.

Ela comentou que a pesquisa vai levantar informações sobre o que os feirenses pensam sobre este modal de transporte, bem como saber se eles poderiam usá-lo, bem como saber qual melhor rota, como passar por Amélia Rodrigues e Simões Filho, ou passar por Santo Amaro.

De acordo com José Queiroz, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a expectativa é de que o estudo esteja pronto até julho e que o Governo Federal vem estimulando a implantação deste modal. Em todo país, existem 54 iniciativas semelhantes. Alguns já foram concluídos.

Fonte: Acorda Cidade





Deixe seu comentário