Programa incentiva produção de leite em Feira de Santana

Pequenos produtores de leite da região de guia Feira de Santana serão capacitados para assegurar a produção sustentável, mesmo durante longos períodos de estiagem.

As estratégias, neste sentido,  serão discutidas com a implantação do Plano Leite Bahia, no próximo dia 19, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Agricultura da Bahia.

O Plano Leite Bahia tem como base a transferência de tecnologia, utilizando a metodologia do Programa Balde Cheio, da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O órgão também vai promover um evento na cidade de Feira de Santana com a presença do especialista Walter Ribeiro, da unidade de São Carlos (Estado de SP), direcionada a técnicos, produtores rurais e instituições governamentais.





A iniciativa foi discutida na manhã de terça-feira (28), durante reunião do secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria estadual de Agricultura, Raimundo Sampaio, e o coordenador do Plano Leite Bahia, Aroldo Matos.

Ozeny Moraes ressaltou o compromisso do Governo Municipal em promover ações voltadas para a sustentabilidade do homem do campo, diversificando a produtividade e também fortalecendo a cadeia produtiva leiteira, em especial nos distritos de Bonfim de Feira, Ipuaçu e Jaguara, localidades onde a pecuária tem mais força.

O primeiro passo para implantação do plano será a instalação de unidades demonstrativas, a partir de levantamentos promovidos pelo Governo Municipal. A médio prazo contempla a instalação de tanques de resfriamento e a implantação de microusina.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana




Deixe seu comentário