Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana

Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.

Os museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo, que nasceu junto com a própria humanidade.

MAC - Museu de Arte Contemporânea Feira de Santana

Desde a Antiguidade remota, o homem por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.

Milhares de anos atrás já se faziam registros sobre instituições vagamente semelhantes ao museu moderno funcionando. Entretanto, somente no século XVII se consolidou o museu mais ou menos como atualmente o conhecemos. Depois de outras mudanças e aperfeiçoamentos, hoje os museus, que já abarcam um vasto espectro de campos de interesse, se dirigem para uma crescente profissionalização e qualificação de suas atividades, e se caracterizam pela multiplicidade de tarefas e capacidades que lhes atribuem os museólogos e pensadores, deixando de ser passivos acúmulos de objetos para assumirem um papel importante na interpretação da cultura e na educação do homem, no fortalecimento da cidadania e do respeito à diversidade cultural, e no incremento da qualidade de vida. Porém, muitos dos conceitos fundamentais que norteiam os museus contemporâneos ainda estão em debate e precisam de clarificação.

História dos Museus

A semente inicial que permitiu construir o MACT (Museu Antares de Ciência e Tecnologia) surgiu em 2003 com as atividades de ensino-extensão desenvolvidas nos projetos “PECS: Projeto Educação, Ciência e Sociedade – Ensino e Difusão de Astronomia”, financiado pela Fundação Vitae para a Educação Científica, e “Escolas da Ciência: Ambientes Pedagógicos para Aprendizagens Múltiplas”, financiado pelo CNPq na Seleção Pública de Propostas para Apoio a Museus e Centros de Ciências.

No entanto, apesar da idéia refletir uma proposta inovadora para as escolas e na difusão e popularização científica, a mesma somente obteve apoio institucional para a sua efeitva implantação na gestão “Mais UEFS” (2007-2011). Desse modo, com os dois projetos iniciais concluídos (“Dinossauros e Pterossauros do Brasil” e a “Conquista da Lua”), realizados pelo “Atelier Ivo Gato”, foi inaugurado em 24 de Setembro de 2009, no Observatório Astronômico Antares, com a presença da Administração Superior e Adistrita da UEFS, do Exmo. Governador e do Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, bem como de outras autoridades Estaduais, Municipais e Empresariais, o Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.





Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana.

Horário de Funcionamento Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana

  • Segunda a Sexta das 08h às 16h30

Onde fica, Endereço e Telefone Museu Antares de Ciência e Tecnologia Feira de Santana

  • R. Barra, s/n – Feira de Santana – BA
  • Telefone: (75) 3624-1921

Mapa de localização





Deixe seu comentário