Sobre Feira de Santana

Cidade de Feira de Santana

Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 quilômetros de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Feira é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado. É também sede da região metropolitana de mesmo nome, a Região Metropolitana de Feira de Santana, que concentra mais de 672 mil habitantes (2010).
Localiza-se a 12º16'00" de latitude sul e 38º58'00" de longitude oeste, a uma altitude de 234 metros. Sua população recenseada pelo censo do IBGE em 2010 era de 556 756 habitantes.

Ganhou de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, a alcunha de "Princesa do Sertão", apesar de localizada no agreste baiano, e possui alguns dos melhores índices do estado: o segundo maior acesso à rede de esgoto da região; o maior centro de abastecimento do Norte-Nordeste; além de internet gratuita à população, fornecida nas praças no centro da cidade, no conjunto Feira V (ao lado da Capela São Francisco de Assis) e também na rodoviária municipal, servindo cerca de 35 mil usuários diários em média no município.

A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, é onde ocorre o encontro das BRs 101, 116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro-Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação e a Universidade Estadual de Feira de Santana, com 21 cursos, além de seis faculdades particulares, um aglomerado industrial focada na área alimentícia e na produção de biodiesel, e uma complexa fábrica de aviões ultraleves, ao lado do aeroporto existente no município.

Região Metropolitana de Feira de Santana

A Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi sancionada pelo governador Jaques Wagner em 6 de julho de 2011 pela Lei Complementar nº 35, e entrou em vigor a partir do dia 7 de julho de 2011, dia em que o decreto foi publicado no Diário Oficial. Salvador e Feira de Santana estão separadas por cerca de 109 km. Contudo, suas regiões metropolitanas são vizinhas, uma vez que Amélia Rodrigues (RMFS), limita-se com São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador.

Com uma população total de 672 701 habitantes, a Região Metropolitana de Feira de Santana engloba seis municípios; Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho, São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana. Durante a segunda fase de incorporação da RMFS, incluir-se-ão as cidades de Anguera, Antônio Cardoso, Candeal, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Serra Preta e Riachão do Jacuípe. Após a segunda fase, a região metropolitana contará com uma população estimada de 848.647 habitantes. Após a conclusão da incoorporação das outras cidades, as duas regiões metropolitanas da Bahia contarão com uma população de 4 423 451 cidadãos, divididas em 29 cidades que somam praticamente 30% da população do estado.

Industrialização

O município é banhado pela região industrial do recôncavo baiano, beneficiado por indústrias de base, químicas, e automobilísticas (tal região é o maior polo automobilístico do nordeste). Recentemente, está a receber indústrias de tecnologia da informação, como a coreana Digitmedia, e também indústrias alimetícias, como a americana PepsiCo.

A principal região industrial de Feira de Santana é o Centro Industrial de Subaé, considerado um três maiores centros industriais da Bahia, atrás apenas do Polo de Camaçari e o Centro Industrial de Aratu. O local atrai grandes empresas por conta de incentivos fiscais, por conta dos baixos salários que um trabalhador baiano recebe em relação aos das regiões Sul e Sudeste, e pela localização privilegiada (fica em rotas comerciais próximas ao Sudeste). Feira de Santana também é o primeiro município do interior (ou seja, cidade não capital) do nordeste a abrigar uma unidade da Defensoria Pública Federal.

A cidade está situada na região industrial de Salvador, em uma área industrial que se estende desde o litoral norte baiano até o Centro Industrial de Subaé e o Centro Industrial de Camaçari. Após esta zona industrial receber corporações como a Dagris, a Petrobras e a Brasil Ecodiesel, a empresa Orbitrade, que é o maior produtor de mamona do Brasil, também abriu um complexo industrial para produção de biodiesel no município feirense.

A cidade também conta com unidades das indústrias Pirelli Pneus, Jossan da Bahia, Cervejaria Kaiser, Refrigerantes da Bahia (pertencente à Coca-Cola), Locarpe Embalagens, Parmalat, Química Geral do Nordeste, entre outras. A cidade tem como hidrelétrica mais próxima a Barragem da Pedra do Cavalo, no Rio Paraguaçu.

Pontos turísticos

Feira de Santana é famosa também por suas festas típicas, como a da Senhora Sant'Ana, na segunda quinzena de julho, com bumba-meu-boi, segura-a-véia, burrinha e outros folguedos populares; a Micareta, conhecida como Carnaval fora de época, comemorada na cidade 15 dias após a Páscoa, a Micareta do município foi a primeira do Brasil; o Festival de Violeiros, em setembro; e a Corrida de Jegues, em novembro.

A cidade tem como principais pontos turísticos a estátua do "Vaqueiro", símbolo que representa a cidade, já que foi fundada originalmente por vaqueiros que atravessavam aquela região levando seus gados; a Igreja Senhor do Passos, localizada no centro da cidade, e uma das maiores da região; o Mercado de Arte, (vale lembrar que o Mercado de Arte antes de ser o famoso Centro cultural da cidade foi o grande centro de comercialização de todos os produtos se constituindo na maior feira livre do Nordeste logo se transferindo para o Centro de Abastecimento), local onde são exibidos e comercializados produtos artesanais, produzidos por artistas da cidade e proximidades; o "Feiraguai", espécie de centro comercial, composto por centenas de camelôs, que comercializam produtos importados como eletroeletrônicos, roupas, calçados, brinquedos, artigos para casa e escritório e outros, que em sua maioria são importados do Paraguai; o Observatório Astronômico Antares, situado no bairro do Jardim Cruzeiro e atualmente administrado pela UEFS; Os museus de Arte Contemporânea, Casa do Sertão e regional; o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, que consiste em um moderno planetário, de última geração, sétimo existente no mundo e o primeiro instalado na América do Sul. As Igrejas Senhor dos Passos (em estilo neo gótico), Nossa Senhora dos Remédios e a Catedral de Santana (Matriz), monumento à heroína Maria Quitéria, o Paço Municipal, o Museu Parque do Saber.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Bahia criou o Encontra Feira de Santana.

Blog do Guia da Cidade de Feira de Santana

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Feira de Santana por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Santa Bárbara, Santanópolis, Tanquinho, Candeal, Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Santo Amaro da Purificação, Coração de Maria, Anguera, Serra Preta, Ipecaetá, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe.

Dados Principais sobre Feira de Santana

Aniversário: 18 de Setembro
Fundação : 1873
Gentílico: Feirense
Area: 1 362,880 Km²
População 556 756 hab. (2010)
IDH 0,740 - médio
Prefeitura Feira de Santana

Brasão de Feira de Santana
Brasão de Feira de Santana

Bandeira de Feira de Santana
Bandeira de Feira de Santana

Vídeo sobre a cidade de Feira de Santana
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Feira de Santana

Mapa de Feira de Santana

 

Moradores ilustres de Feira de Santana

 

   


  Sobre o EncontraFeiradeSantana
Anuncie no EncontraFeiradeSantana
Cadastre sua Empresa no EncontraFeiradeSantana (grátis)
Fale com EncontraFeiradeSantana


Termos do Serviço | Política de Privacidade